sábado, 5 de maio de 2012

Maior e mais brilhante lua cheia do ano poderá ser admirada hoje




A maior e mais brilhante lua cheia do ano poderá ser admirada neste sábado. Isso por que a Lua passará a 357 mil quilômetros de distância da Terra, 24.600 quilômetros mais próximo que a média. O fenômeno é chamado de Superlua, e neste ano só poderá ser presenciado na noite de hoje.

Segundo Geoff Chester, do Observatório Naval Americano, a proximidade fará com que vejamos a Lua 14% maior e que sendo vista a olho nu, não se nota muita diferença. Porém como toda lua cheia, próximo ao horizonte a superlua se mostrará maior, devido a ilusão de ótica, mas ás 23h34 a lua estará de fato mais próxima da Terra.

Psicólogos advertem que a superlua não influenciará de nenhuma maneira aumento de crimes ou aumento de internações em hospitais psiquiátricos, por exemplo, pois muitos acabam ligando a lua cheia a comportamentos estranhos, porém segundo Scott Lilienfeld, autor de “Os 50 maiores mitos populares da psicologia”, tal relação não existe.

Ainda de acordo com Lilienfield, a noção de que a lua cheia seja encarregada de provocar comportamentos bizarros está entre os dez maiores mitos do ranking pelo fato de ser “tão difundida que ganha convicção”. Ele ressalta que o motivo para tal mito poderia estar na forma como as pessoas prestam atenção nas coisas, lembrando apenas das coincidências. “Se alguma coisa estranha acontece durante a lua cheia, as pessoas que acreditam neste mito acabam lembrando mais do fato, justamente por contar para os outros sobre esta relação . Mas quando outra lua cheia aparece e nada fora do comum ocorrer, elas parecem menos propensas a se lembrar”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário