quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio+20 ocupará área quatro vezes maior que a Rio-92


A Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que ocorre em junho no Rio, ocupará uma área quase quatro vezes maior do que a Rio-92, ocorrida há 20 anos.

Apenas no Riocentro, onde ocorrerá o encontro de chefes de Estado, a área ocupada será duas vezes maior do que a da conferência anterior, com cerca de 100 mil metros quadrados.

Segundo o ministro Laudemar Aguiar, secretário Nacional de Organização da Rio+20, o Riocentro terá capacidade para receber até 38 mil pessoas por dia, entre integrantes das delegações de diferentes países, representantes da sociedade civil e da imprensa, além de funcionários da ONU. O número de pessoas já credenciadas para o evento não foi divulgado.

A segurança no local será feita por 1.200 homens do Exército, 500 policiais federais e 300 PMs, bombeiros e guardas municipais.

Além do Riocentro, a conferência ocupará vários outros espaços da cidade com eventos paralelos, alguns também sob responsabilidade do Comitê Organizador da Rio+20.

Entre eles, estão o Parque dos Atletas e a HSBC Arena, na zona oeste, e o MAM (Museu de Arte Moderna), o Vivo Rio e o Píer Mauá, na área central. A Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil, ficará no Aterro do Flamengo.

O Riocentro será entregue para a ONU no dia 5 de junho, oito dias antes da última reunião preparatória para a Rio+20.

Nesta quarta-feira, operários ainda trabalham na montagem da estrutura do evento. Segundo o ministro Laudemar Aguiar, as obras estão "absolutamente dentro do cronograma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário