quarta-feira, 9 de maio de 2012

Apagar a luz e fechar os bolsos: desperdício pode representar 40% da conta de energia



O desperdício de energia elétrica no Brasil chega a R$ 16 bilhões por ano, entre a produção e o consumo. Boa parte desse valor foi pago por usuários que consumiram mais do que o necessário. De acordo com André Moragas, diretor de relações institucionais da concessionária Ampla, responsável pelo fornecimento em 62 municípios do estado do Rio, algumas dicas ajudam o consumidor a reduzir consideravelmente a conta de luz



Economia no uso da geladeira
Evite secar roupas atrás da geladeira - É um erro utilizar o condensador, que esquenta com o uso, para secar peças de roupa, tecidos e calçados. Ao fazer isso estamos impedindo que o calor retirado dos alimentos possa ser dissipado com eficiência. No fim das contas, esse mau hábito faz o motor do eletrodoméstico trabalhar dobrado e consumir mais energia.

Como gastar menos com o ferro de passar
Evite ligar o aparelho repetidas vezes durante a semana - Como o ferro precisa esquentar, o ideal é juntar o maior número de roupas possível para passar, otimizando o uso do aparelho, que tem um alto consumo de energia.
Desligue o ferro antes de terminar de passar as roupas - Aproveite a quentura do aparelho, que demora a esfriar, para passar peças bem leves, como panos de prato.


Use o aparelho de ar condicionado de forma consciente
Ligue o Condicionador de ar com antecedência - Ao contrário do que se pensa, é mais econômico ligar o aparelho, em temperatura mais baixa, antes de entrar no cômodo. Dessa forma, haverá a troca de calor até que a temperatura seja estabelecida sem que você precise utilizar a potência máxima. Quando o ambiente estiver refrigerado, diminua a temperatura do aparelho.

Diminua o tempo de banho

Mude a regulagem nos dias quentes - Nos dias menos frios, regule o chuveiro na posição "morna" ou "verão". Isso fará você economizar cerca de 20% de energia elétrica. Mas, se o tempo estiver quente, procure tomar banho frio, ajustando o chuveiro 'desligado'.
Economize energia e água - Desligue o chuveiro no momento em que estiver se ensaboando e só volte a abrir a água na hora de se enxaguar. Além de economizar energia, você vai poupar água, um bem precioso, que precisa ser utilizado racionalmente.

Outras dicas
Utilize o computador racionalmente - Quando der uma pausa demais de dez minutos no trabalho, coloque a máquina no modo de economia de energia. Ou seja, mantenha acionado o programa Energy Star, que reduz o consumo de energia do monitor e o desliga quando o equipamento não estiver sendo utilizado por muito tempo.
Evite cozinhar alimentos no microondas - Use o aparelho somente quando for necessário aquecer alimentos. Uma boa prática é mantê-lo desligado da tomada, e só ligá-lo na hora de utilizá-lo.
Reduza o tempo de trabalho da cafeteira - Utilize o aparelho somente na preparação do café, pois ele consome, em média, 700 Wh. Para manter a temperatura adequada da bebida, substitua a cafeteira por garrafas térmicas.
Recarregue seu celular de maneira correta - Siga o tempo previsto pelo fabricante do aparelho. Não se esqueça de conferir esse tempo, retirando o carregador da tomada quando a carga estiver completa, para poupar energia e preservar o aparelho.
Avalie o uso de secadores e pranchas de cabelo - Esses equipamentos têm gastos razoáveis de energia e, usados frequentemente, podem causar aumentos significativos em sua conta de energia.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário